4 passos para ser um profissional indispensável

O ambiente corporativo muitas vezes é traiçoeiro e pantanoso. Você sabe disso. As vezes trabalhando no mesmo departamento que o seu, os invejosos ficam à espreita para tomar o seu lugar.

Prod – Planilha de Plano de ação (5W2H)

Mas como fazer com que o chefe confie em você para permanecer na equipe a ponto de não aceitar perdê-lo?

1 – Nunca pare de aprender

Muitas empresas tem programas de incentivos facilitando o acesso a cursos e pós-graduações. Não deixe de aproveitar este benefício. Se a agenda anda corrida, aperte um pouco mais e não deixe de fazer bons cursos e aperfeiçoar seu trabalho rotineiro com treinamentos.

Não se acomode só porque sua carreira está estável! Cresça não para tomar o lugar do seu chefe, mas para assumir novas posições quando o seu chefe for promovido.

2 – Não seja o chato do departamento

A verdade é que ninguém gosta de sabichões,  nem dos contadores de vantagem. Você pode ser um ótimo profissional e muito competente, mas se for taxado de “O chato” ou “A chata” seus colegas e o chefe vão fazer você andar na prancha na primeira oportunidade.

Contar as suas histórias de domingo quando ninguém está interessado, Destacar seus atributos e repetir como você é perfeito ou choramingar aos quatro ventos sobre os seus problemas no casamento são coisas que podem superar os seus bons resultados na equipe e o universo se apressar em colocar alguém no seu lugar.

3 – Relacione-se bem com os colegas

Seguindo o contexto de relacionamento pessoal do tópico anterior, relacione-se bem com os colegas e principalmente com o chefe. Procure ter uma boa comunicação e relação de cooperação com os seus colegas de departamento. Seja paciente com os outros, ajude quando puder ajudar, seja proativo nas atividades e compartilhe as suas ideias.

4 – Trabalhe duro

De nada adianta ter um ótimo relacionamento interpessoal se os seus resultados são medíocres, pelo menos nas empresas sérias.

Procure a excelência em tudo o que você realizar. Lidere sendo o melhor exemplo da equipe e trabalhe duro. Trabalhe pelo departamento cooperando com os seus companheiros e você será conhecido como “pau pra toda obra”. E tenho certeza que nenhum líder de visão vai querer perder um profissional como você.

Quando você conseguir um aumento, não esqueça de me pagar um café.

Rafael Honorato

Rafael Honorato é consultor de gestão e instrutor de Alta Perfomance, fundador da Revolutia, consultoria especializada em ajudar pequenas e empresas.

Aplica cursos e programas de impacto na Escola Lidero, escola de competências e Alta Performance. Autor de “Os 7 Elementos das Pequenas Empresas“.

Fale com Rafael: rafaelhonorato@gmail.com

2 Replies to “4 passos para ser um profissional indispensável”

  1. O com certeza quando eu tiver um aumento vou lhe pagar o café, adorei as dicas.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.