Como uma rolha no mar

mar

Não dependa da força dos ventos ou do movimento das ondas para se movimentar.

“Nada do que foi será / De novo do jeito que já foi um dia / Tudo passa, tudo sempre passará / A vida vem em ondas, como um mar / Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é / Igual ao que a gente viu há um segundo / tudo muda o tempo todo no mundo

Não adianta fugir / Nem mentir pra si mesmo / Agora há tanta vida lá fora / Aqui dentro sempre

Como uma onda no mar / Como uma onda no mar / Como uma onda no mar…”

Essa, sem dúvida alguma, é uma das mais belas canções escritas por Lulu Santos, nosso poeta popular, sucesso absoluto desde 1983, ano de seu lançamento. Sua letra nos transmite uma mensagem poderosa a respeito das mudanças que ocorrem em todas as áreas de nossa vida, especialmente nos dias atuais, quando passado, presente e futuro se confundem.

O constante avanço das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs), uma realidade irrefutável, rompeu e continua rompendo todas as fronteiras físicas entre os países, permitindo que tenhamos conhecimento de tudo o que está acontecendo pelo mundo em tempo real, 24 horas por dia.

Indiscutivelmente, esse avanço proporciona enormes benefícios e facilidades para as mais diversas atividades, com destaque especial para a educação e para o mundo corporativo, que hoje já convive com a universalização de produtos e serviços, exigindo cada dia mais capacitação profissional em todos os níveis de atuação.

Não faz muito tempo que vários segmentos de mercado contratavam profissionais de formação puramente empírica, uma situação praticamente impossível em nossos dias, quando o analfabeto, por exemplo, tem muita dificuldade para conseguir um emprego, a não ser que aceite desenvolver alguma atividade considerada subemprego, na maioria das vezes sem garantia dos direitos trabalhistas.

A atual situação do mercado de trabalho nos mostra com muita clareza o quanto estamos defasados em termos de qualificação profissional, considerando a disponibilidade de postos de trabalho divulgada diariamente em todos os setores da economia, principalmente quando se exige algum nível de especialização. Nunca foi tão difícil realizar um processo de recrutamento e seleção em qualquer região do Brasil.

É muito oportuno destacar ainda que jamais houve no Brasil um momento tão favorável às pessoas mais determinadas, diante de tantas ofertas de cursos profissionalizantes gratuitos e da enorme facilidade de acesso ao ensino superior, com inúmeros programas de financiamentos públicos para todos, ou seja, só não se capacita quem não quer.

Como consultor organizacional e professor de graduação e pós-graduação, posso afirmar, com total isenção, que nunca presenciei ou convivi com um número tão grande de indivíduos acomodados, sem um projeto de vida, sem saber de onde vieram, onde estão e onde querem chegar, totalmente desorientados, vivendo “como uma rolha no mar”, a depender da força dos ventos ou do movimento das ondas para se movimentar.

Finalizando, quero chamar sua atenção, meu caro leitor, principalmente se você está iniciando uma carreira profissional, para o fato de que estamos vivendo em plena “Era Planetária”, um tempo em que a informação, base do conhecimento, tem uma importância ainda maior do que teve outrora, por isso, leia mais, faça mais cursos e outros programas de capacitação, qualifique-se, seja proativo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.