Ser Líder

Líder

Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder. Abraham Lincoln

O ex-presidente norte-americano, Abraham Lincoln, diz que “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”. O poder fascina o ser humano, revela, traz o homem a sua bestialidade, sua vaidade tola e imbecilizada, como também, o torna um ser humano sábio, prudente, cauteloso principalmente se este passou por uma boa demanda de tempo de esforço, de dedicação, de capacitação para se chegar ao que deseja almejar.

O grande dramaturgo Sófocles, considerado um dos maiores teatrólogo da Grécia antiga dizia que o poder revela o homem. O poder mostra o ser humano, o que ele é ou o que ele pode vir a ser. O ser humano se projeta diante das suas conquistas, pode se modificar, tornando-se um individuo arrogante e prepotente como também o mesmo pode vir a permanecer como sempre foi, um indivíduo simples, sociável e que a vida permanece como sempre foi, ou seja, ele é o que é, o poder não o mudou, ele não se deixou levar pela vaidade do querer a qualquer preço aparecer.

O grande pensador Nicolau Maquiavel, conhecido por sua obra clássica “O Príncipe” dizia que se tu queres conhecer o homem dê poder a ele. Em outras palavras, tu descobrirás verdadeiramente quem ele é. Nós sempre tivemos representantes, chefes, líderes de uma nação, de uma instituição, sejam estes políticos, religiosos, etc. Portanto, nós estamos nos deparando com pessoas que desempenham o que chamamos de líderes ou chefes. E quem é o líder? Qual o papel do líder e do chefe.

A palavra líder é derivada do verbo“lead”, originário da língua dos viking, onde se tinha a ação do capitão das embarcações com a tarefa de indicar o caminho para os seus tripulantes, que o orientava, aquele que guiava, que direcionava. O verdadeiro líder tem um papel de guia, ele está aberto a diversidade das relações, tem a sensibilidade e a percepção do trabalho e da responsabilidade de trabalhar em equipe, ele tem a capacidade e a sensibilidade de trabalhar as diferenças e separar o melhor de cada colaborador, de ajustar as diferenças.

O líder é aquele que conduz, que indica caminhos, que adota desde o início uma política de cooperação, de descoberta de habilidades e competências de cada membro de sua empresa, que respeita a dignidade dos seus colaboradores.

O líder é aquele que simplesmente tem o poder natural de influenciar, de descobrir talentos, tem este o comportamento cooperativo, tem o comando natural sem ser arbitrário. Já o chefe tem uma postura autoritária e arbitraria, abusiva, é o patrão, que muitas vezes de forma infeliz acaba constrangendo os seus colaboradores por abuso de poder.

De etimologia Francesa – chef – “é aquele que está à frente de qualquer coisa”, o “cabeça”. Portanto, o papel do chefe é bem diferente do líder. O líder é aquele que combina, que escuta, ele não impõe, simplesmente faz valer a sua autoridade pelo que é. O chefe impõe, tem a necessidade de mostrar para o que veio, tem a carência natural de dizer para todos que tem algum tipo de poder e isto só mostra o tamanho do grau de complexo de inferioridade, de necessidade de suprir algo que lhe falta.

O líder elogia quando reconhece o trabalho do seu colaborador, é justo, não é arbitrário. O chefe tem a postura tirana, abusiva e com isto se torna uma pessoa não muito bem acolhida pelo seus. Ser líder é ter o comportamento de um eterno aprendiz, é ter a humildade de que está aprendendo sempre com os seus colaboradores, de que pode aprender sempre e ter o carinho trilhado de forma ética, tranquila, com o bojo da cooperação e do respeito diante das diferenças. Quem é o que é, simplesmente é, não precisa mostrar, pois o seu brilho é natural, não provem de maquiagem, de máscara. A liderança provem de uma maturidade, de um bom senso na relação com os outros, é aquele que sabe delegar, que sabe abordar o seu colaborador primando pelo respeito, fazendo valer o principio da dignidade, dos valores e da boa ética de relacionamento e respeito ao seu próximo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.