7 passos para sua loja virtual começar bem

E-commerce

Gerenciar sua loja virtual pode ser trabalhoso. É preciso aumentar o tráfego, criar promoções, responder os clientes, desenvolver seus funcionários, entre outras funções.

Prod – Planilha de Planejamento de ações de marketing

A boa notícia é que as perspectivas são favoráveis para o mercado do e-commerce no Brasil. Enquanto a economia do pais está se recuperando, a confiança do consumidor em comprar pela internet só aumenta.

Na maioria dos e-commerce que eu conheço há espaço para melhorar e inovar. Se você seguir essas dicas, tenho certeza que a sua loja virtual vai se destacar da maioria.

 

Ajustar a estratégia

Determine onde você quer chegar e com quem a sua loja vai dialogar. A estratégia inicial vai ditar todo o trabalho posterior.

Entenda o seu cliente

Conheça o seu cliente e o valor que você entrega pra eles. Por que os clientes vão comprar de você e não dos seus concorrentes?

 

Venda produtos que eles querem comprar

Parece óbvio, mas só depois que você compreende seus clientes pode determinar quais são os produtos que serão aceitos por este público-alvo. Tenha a certeza de vender produtos que vão agradar o tipo de cliente que você almeja.

 

Compre por menos

A concorrência é dura, por isso cada diferencial que você conquista vai ajudar nos resultados. Procure economizar na hora de comprar sua mercadoria. Negocie preços, encontre diversos fornecedores e compre de fornecedores próximos de você. Essa economia vai garantir maior margem de lucro e fôlego para estabelecer promoções e vantagens para os seus clientes.

 

Seja encontrado

Invista em uma loja virtual inteligente, anúncios, blog, produção de conteúdo, mídias sociais, newsletters e outras táticas de marketing que vão levar visitantes ao seu site.

 

Personalize o contato

Em um meio onde as lojas virtuais são cada vez mais robóticas e frias por conta da automatização, a sua loja pode abrir uma larga vantagem ao oferecer um serviço mais próximo do cliente.

Um cuidado com o relacionamento que pode fazer seus clientes sejam mais fiéis e voltem sempre não vale a pena?

 

Relacione-se com seu cliente

Complementando a dica anterior, depois que você fica perto do seu cliente é importante fazer-se presente, seja através de newsletters, eventos ou outras atividades online. Encoraje o cliente a contar histórias dele com seu produto, incentive as avaliações dos produtos, discuta o que está bom e o que não está. E mais importante: Escute de verdade o que o cliente diz e use essas valiosas informações como insights para melhorar sua loja virtual constantemente.

 

Bônus: Controle bem os números

Se você não pode investir milhões de reais, você possivelmente vai começar como uma pequena empresa. E sendo uma pequena empresa é muito fácil se perder na gestão do negócio. A dica que eu dou a você é: Fique de olho nos números das finanças, acessos e vendas. Esses indicadores vão mostrar como anda a empresa e para onde ela está indo.

Siga essas dicas e com certeza a sua loja virtual vai sair na frente de muitas outras que insistem em agir de forma atrasada e que não trazem nada de novo. Nem para o mercado, nem para o bem dos clientes.

Sucesso para você e sua loja!

Rafael Honorato

Rafael Honorato é consultor de gestão e instrutor de Alta Perfomance, fundador da Revolutia, consultoria especializada em ajudar pequenas e empresas.

Aplica cursos e programas de impacto na Escola Lidero, escola de competências e Alta Performance. Autor de “Os 7 Elementos das Pequenas Empresas“.

Fale com Rafael: rafaelhonorato@gmail.com

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.