5 formas criativas de encontrar novos clientes

novos clientes

As pequenas empresas têm mais dificuldades para encontrar novos clientes por conta de seus recursos limitados, desorganização e falta de diferenciais.

Prod – Planilha de Fluxo de caixa simplificado

Enquanto a sua empresa agoniza para encontrar clientes, o ambiente e instabilidade podem fazer as finanças secarem, profissionais serem dispensados e você ganhar mais cabelos brancos.

O processo de prospecção e venda é vital para a manutenção e crescimento da sua empresa, não tenha dúvidas quanto a isso.

E este processo é mais difícil quando a empresa está no vermelho e precisa mais ainda de bons clientes. O que fazer então? Fugir para as colinas?

1 – Rastrear as mídias sociais

Ferramentas dentro do Twitter, ou como o Hootsuite e Google Alerts podem servir como fontes de insights interessantes vindo de possíveis clientes. Configurando essas ferramentas você consegue ser avisado se alguém faz uma menção como: “Alguém aí conhece um coach de carreira?” E então você mesmo já pode fazer o contato inicial com a pessoa.

É uma espécie de Minority Report, mas para fechar vendas ao invés de prever crimes.

2 – Produzir conteúdo

Essa tática leva mais tempo para funcionar, mas ela não deve ser negligenciada. Mantenha um ritmo de produção de conteúdo que sirva para seu público consumir através de vídeos, podcasts, artigos, livros, entre outros.

A geração de conteúdo ajuda a qualificar você e sua empresa como referências e ajuda os clientes a encontrarem você e sua empresa no sentido de conseguir mais daquilo que você produziu e ensinou.

3 – Tenha um produto/serviço de entrada

Quando seus prospects ainda não conhecem bem seus produtos ou serviços, eles podem ficar receosos em investir para consumir o que você produz. E aí acontece a situação bem deprimente de você nadar e morrer na praia. Pois os prospects chegam até você e sua empresa, mas ainda não sentem a confiança necessária para dar o próximo passo e comprar.

Há muitas maneiras de você aumentar sua reputação e gerar mais credibilidade e uma tática muito boa para utilizar quando aquele possível cliente está quase comprando, mas está inseguro é ter em mãos um produto ou serviço de entrada.

Esse produto/serviço é uma versão mais simples e barata do que você produz em maior escala. São as trufas da loja de chocolates, a versão light dos sistemas ERP online, os modelos mais baratos das montadoras de veículos de luxo, entre outros exemplos.

Certamente você pode encontrar algo que seja o produto/serviço de entrada para os clientes inseguros e relutantes.

4 – Grupos e pessoas

Seja visto e ouvido pelo maior número de pessoas que conseguir. Você que gerencia uma pequena empresa precisa ser o grande evangelizador do negócio e frequentar todos os grupos que puder para criar um bom networking.

Isso vai ajudar a imagem da sua empresa, a sua imagem e os negócios. Quando alguém precisar de uma escola de inglês, vão indicar primeiro as escolas conhecidas pelo grupo. Funciona assim para qualquer tipo de negócio. A indicação e o marketing boca a boca valem ouro. Mais do que qualquer outra vertente da publicidade.

5 – Recuperar clientes perdidos

Uma fonte de clientes e novos negócios pode vir dos clientes que já confiaram antes na sua empresa e compraram seus produtos e serviços. As razões para a interrupção do relacionamento podem ser várias como o fim de um projeto, o cliente mudou para o concorrente, a qualidade dos produtos/serviços caiu, o cliente cortou investimentos, entre outros.

Se o relacionamento era bom será mais fácil de retomar o contato e trabalhar por uma nova venda. Se o contato amargou por algum motivo, a retomada será mais complicada mas não impossível. Se você ou a empresa cometeram erros, é a hora de mostrar que vocês amadureceram e vão trabalhar de uma maneira muito melhor do que antes.

Concluindo

A sua pequena empresa precisa de mais clientes e precisa deles rápido! Eu sei. Cabe a você e a mais ninguém coordenar o marketing e vendas para converter mais vendas.

A concorrência está tão aflita quanto você, mas provavelmente mais organizada. Assuma a postura ofensiva e avance com sua empresa para o ataque. Confie no seu talento e no de sua equipe. Há muito espaço no mercado para todo mundo, falta você conquistar o seu território.

O sucesso é a única possibilidade!

Rafael Honorato

Rafael Honorato é consultor de gestão e instrutor de Alta Perfomance, fundador da Revolutia, consultoria especializada em ajudar pequenas e empresas.

Aplica cursos e programas de impacto na Escola Lidero, escola de competências e Alta Performance. Autor de “Os 7 Elementos das Pequenas Empresas“.

Fale com Rafael: rafaelhonorato@gmail.com

6 Replies to “5 formas criativas de encontrar novos clientes”

  1. Viliane Morais says: Responder

    Aluna do 8º semestre do curso de Ciências Contábeis, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

    Todo mundo sabe quão importante é a relação entre clientes e fornecedores de serviços/produtos. Numa empresa pequena, iniciando sua atividades, conquistar seu público e ganhar a confiança deste é primordial.
    As dicas dadas aqui são excelentes, tendo em vista, que são formas fáceis e práticas de se realizar, basta o empreendedor não ter medo de arriscar, de ir em busca do desconhecido, e mais, ter confiança no que faz e/ou vende,pois isso é essencial para transmitir esse sentimento ao cliente.

  2. vanessa soares says: Responder

    Sabemos que manter e prospectar clientes é difícil, mas existe dicas e ferramentas que podem auxiliar nessa busca. As redes sociais e uma ótima ferramenta que consegue atingir vários públicos, assim como é uma ferramenta de graça se o próprio dono do negocio puder manter a pagina para divulgar produtos e promoções. Assim como degustação para divulgar o produto para novos clientes.

  3. vanessa soares says: Responder

    Sabemos que manter e prospectar clientes é difícil, mas existe dicas e ferramentas que podem auxiliar nessa busca. As redes sociais e uma ótima ferramenta que consegue atingir vários públicos, assim como é uma ferramenta de graça se o próprio dono do negocio puder manter a pagina para divulgar produtos e promoções. Assim como degustação para divulgar o produto para novos clientes.
    Vanessa Lima Soares – Contadora / UVA

  4. A captação de clientes é algo relevante para maximizar os lucros, uma boa estratégia de marketing pode aumentar consideravelmente o número de pessoas interessadas no produto ou serviço. A divulgação é a alma do negócio, não há sombra de dúvidas.
    Victor Everton – Bacharel em ciências contábeis / UVA

  5. Maycon Braz says: Responder

    Um dos maiores desafios de qualquer vendedor hoje em dia é prospectar novos clientes de maneira eficiente. Para conquistar clientes é justamente oferecer produtos e serviços que, no mínimo, correspondam com as expectativas deles. O ideal é superá-las: nada tem um potencial maior para fidelizar clientes do que isso. Mas para chegar lá é preciso muito estudo.

    Maycon Sales Braz- MBA gestão de pessoas idecc UVA

    1. É isso, Maycon. Sem educação, nada avança.

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