Empreendedorismo exige resiliência

Empreender é extremamente motivador. O empreendedor têm uma garra, uma energia, uma força interior para fazer a sua criação dar certo.

O empreendedor analisa o mercado, descobre necessidades e oportunidades. Então faz as devidas avaliações, decide onde investir, desenvolve seu produto, coloca no mercado e começa a vender. Isso tudo envolve muito trabalho. Para o empreendedor isso não importa. Ele trabalha com vontade em busca da sua visão.

Agora, têm uma coisa que pega muito empreendedor de surpresa. São as mudanças do mercado. Acontece que o mercado é altamente dinâmico e muda a todo o momento. Empreender requer estar preparado para essa possibilidade também.

Vamos imaginar um dono de restaurante por exemplo. Passa por todas as fases de avaliação do local para criar seu empreendimento, obter o espaço, contratar equipe, definir cardápio e tudo mais. Então abre o restaurante e começa a ir bem. Pessoal da redondeza adora almoçar lá. As coisas saindo conforme o planejado. Até que certo dia um concorrente decide colocar um restaurante do lado. Da noite pro dia a receita cai pela metade já que as pessoas que costumavam almoçar no restaurante agora se dividem em dois.

Esse é apenas um exemplo dos desafios que podem se apresentar na vida de um empreendedor. Nesses momentos surge a necessidade de uma característica fundamental na atividade. Resiliência.

Resiliência é capacidade de adaptação. Muitas pessoas não sabem aceitar quando a realidade muda. Ficam remoendo sobre como tudo era melhor antes e como agora não têm jeito. A pessoa resiliente por outro lado, sabe aceitar que o contexto mudou e que as coisas não são mais como antigamente. Então, em vez de ficar lamentando o passado, arregaça as mangas e começa a trabalhar no futuro considerando a nova realidade. Por mais que a nova realidade que se apresenta seja desafiadora.

Talvez, para esse empreendedor, isso signifique buscar fazer um convênio com empresas dos arredores oferecendo um desconto para que seus funcionários almocem lá por exemplo. Seja de que forma for, o empreendedor resiliente busca saídas e olha para o futuro. Percebe que empreender exige mais do que garra e coragem. Exige resiliência.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.